Programação

Folk atomik
set.
17

Folk atomik

Música tradicional do sul da Itália e vanguarda eletrônica

"Uma oferta folktrônica cativante, cheia de ideias e energia" - Songlines março de 2023 ****

Nascida em 2019, Folkatomik é uma banda italiana sediada em Turim, que se destaca pelo som que combina música tradicional do sul da Itália e música eletrônica.

A ciclicidade rítmica gerada por canções de trabalho, a música de dança das classes trabalhadoras do sul da Itália abraça a tradição de outros lugares em um novo som global eletrônico e acústico. Bateria, flautas, palhetas, instrumentos de corda e vozes encontram sintetizadores.

Exibir evento →
o clima: a ambiguidade do cérebro
set.
18

o clima: a ambiguidade do cérebro

CICLO DE CINEMA DOCUMENTÁRIO

Transformações da Existência

Os documentários de mudança social têm a capacidade de aumentar a consciência sobre temas, de criar uma abordagem crítica sobre as perspectivas e visões que herdámos, carregamos e transmitimos e podem levar a mudanças dramáticas nas nossas acções.

No ciclo Transformações da Existência, centrado na Eco-Psicologia e Eco-Psicanálise, pretendemos seleccionar, visionar e debater em conjunto cinco relevantes documentários sobre a subjectivação, a inter-subjectividade e individuação, a natureza, a sociedade e a cultura nos nossos tempos. Pensando e sentindo juntos, mudamos.

Exibir evento →
dzezva
set.
19

dzezva

Na origem do som de Džezva estão os arranjos meticulosamente elaborados pelo grupo. A interação e dinâmica entre o piano, a bateria e o contrabaixo, asseguram a essência folclórica dos Balcãs, ao mesmo tempo que se entrelaça com a improvisação e harmonias do jazz. O resultado é uma fusão emocionante, convidando o público a embarcar numa viagem musical única.

Exibir evento →
Juan Ferracioli
set.
20

Juan Ferracioli

Juan Ferracioli traz a viola caipira, um instrumento tradicional brasileiro de 10 cordas com seu projeto inovador "Viola Caipira Experience". Nesse projeto, a viola assume formas místicas e psicodélicas por meio do uso de pedais de efeitos e dinâmicas intensas. O concerto apresenta canções novas que estarão presentes em seu primeiro disco de estúdio que será lançado em breve.

Exibir evento →
Oficina | a experiência corporal da voz
set.
21

Oficina | a experiência corporal da voz

Nath Rodrigues oferece uma auto pesquisa vocal através de ferramentas corporais, com base em seu repertório de experiências com o teatro, capoeira Angola e musicoterapia. A artista media um trabalho de auto observação das potencialidades da voz por meio da experimentação de movimentos do corpo associados a parâmetros da música, fundamentados na apreciação, criação e performance. A oficina também visa promover uma experiência de autoconhecimento por meio da experimentação de timbres e texturas que acionam a memória musical.

Exibir evento →
nath rodrigues
set.
21

nath rodrigues

Neste show, em formato duo com o instrumentista Acauã Ranne, Nath Rodrigues passeia por suas referências, caminhos e instrumentos preferidos para oferecer ao público uma viagem a outros cantos do mundo e uma imersão poética na canção brasileira contemporânea. A artista considera que a atmosfera do show caminha por partes mais solares e outras mais introspectivas, criando uma dinâmica de emoções que se mesclam. O trabalho é um jogo de palavras, fonemas e memórias.

Exibir evento →
eu não sei cantar
set.
22

eu não sei cantar

Vamos resgatar cantigas que nos remetem a tempos passados e lugares distantes, mas que no fundo nunca se desatualizaram nem deixaram de contar o dia-a-dia das cidades. Propomos uma viagem polifónica para entrar em contacto com a voz e os ritmos que trazemos connosco. Em cada tertúlia será trazido um novo arranjo para vozes e adufes de uma cantiga tradicional portuguesa.

Exibir evento →
barbara rodrix
set.
25

barbara rodrix

Barbara Rodrix acompanhada de seu violão, apresenta o repertório do seu novo álbum AR, além de algumas outras canções que nasceram no processo de criação e produção dessa história. Ao lado de Raul Misturada com Participação especial de Martin Sued!

Exibir evento →
carlos barretto a solo
set.
26

carlos barretto a solo

Carlos Barretto apresenta-nos uma outra faceta da sua actividade musical, o solo, cuja génese aconteceu com “Solo Pictórico” - um conjunto de exposições de pintura/performances da sua autoria e edicão de um cd a solo - onde Barretto explora ao máximo as possibilidades tímbricas do instrumento quer no arco quer em pizzicato ou recorrendo a alguns efeitos electrónicos.

Exibir evento →
Miguel Jaques
set.
27

Miguel Jaques

Depois de um ano de exílio, o jogral alentejano regressa ao palco para tocar canções de álbuns passados (Estrangeiro), álbuns futuros (Chuva Vem), e álbuns perdidas no tempo.

'Estrangeiro' tenta responder à pergunta “se tivesse existido uma Motown no Alentejo dos anos 70, qual teria sido o seu som?”

Pianos percussivos, linhas de baixo melódicas, e ritmos intricados acompanham letras que reflectem vivências no interior do país.

Exibir evento →
momento aberto do processo criativo de desmanche
set.
28

momento aberto do processo criativo de desmanche

Dia Ab(o)rto - Momento Aberto do processo criativo de DESMANCHE, com a presença de toda a equipa artística, onde serão lidos excertos do texto dramatúrgico proporcionando ao público um vislumbre antecipado do objeto final, seguido de uma conversa com o público, comemorando assim o Dia Mundial do Aborto Seguro.

Exibir evento →
memórias do 25 de abril
set.
29

memórias do 25 de abril

Pré-estreia do documentário MEMÓRIAS DO 25 DE ABRIL, 50 ANOS DA REVOLUÇÃO DOS CRAVOS.

50 anos depois, Capitães de Abril, militantes e actores sociais da época, historiadores, académicos, jornalistas e pesquisadores fazem parte do elenco deste documentário que pretende refrescar a memória das lutas populares em tempos de nova ascensão das direitas no mundo.

Exibir evento →
Alessandra Leão
out.
1

Alessandra Leão

Alessandra Leão está sozinha em Solo, o seu mais novo concerto. «Mas apenas aparentemente, não se engane», avisa a cantora, compositora e percussionista brasileira, que retorna a Portugal para uma apresentação única na B.O.T.A Anjos.

O concerto, que inaugura a sua nova digressão pela Europa, marca ainda a segunda passagem de Alessandra Leão por Lisboa, sempre com ingressos esgotados, e a terceira por Portugal.

Exibir evento →
April Marmara
out.
2
até 3/10

April Marmara

April Marmara é o alter-ego musical de Beatriz Diniz, uma cantora e compositora nascida e residente em Lisboa.

Aliás, a cidade é parte essencial da sua música. Música essa que carrega uma quietude e, ao mesmo tempo, uma calma instabilidade. Uma ambiguidade presente em alguém que observa atentamente a passagem do tempo interagindo nesse processo, não ficando apenas a assistir.

Exibir evento →
Caio Prado
out.
3

Caio Prado

Cantor e compositor carioca, Caio Prado vem se destacando no cenário musical desde 2015, quando chamou atenção de público e crítica com seu disco "Variável Eloquente". Ali constatou-se o nascimento de um artista singular. Seu timbre de voz arrebatador, suas composições de rara singularidade e sua presença de palco hipnotizante o fizeram ser caracterizado por muitos como uma força da natureza. Um artista pronto que tem tudo para marcar seu nome na música brasileira. Recentemente, Caio encantou novos públicos com presença em importantes festivais (como o Rock In Rio) e programas de TV de grande alcance.

Exibir evento →
Sambacalao
out.
4

Sambacalao

O calcanhar de Aquiles dos Sambacalao é não terem estudado a fundo a mitologia grega, daí fazerem analogias que nada têm a ver com a sua música. Ou seja, a erudição académica não é o seu forte e definições não são a sua praia. Mas jeitinho com as palavras eles têm (ah isso têm!!!): com as palavras profundas dos sambas velhos; com as alegrias descritas no samba de roda, com os versos sofridos dos boleros antigos, com a ginga falada de uma coladera, com os agudos inenarráveis de alguns chorinhos malemolentes e até com os argumentos hilariantes de alguma ranchera perdida. Diogo Picão e Olmo Marín, dois ibéricos que se afastaram a nado do mar Mediterrâneo para se aninharem na América do Sul, encontram-se algures entre Lisboa, São Vicente e Recife num triângulo das bermudas só seu onde o frio não entra e as canções são donas e senhoras de tudo. Um deles foi pai e outro furou a orelha, sendo que, até agora, não está provado que algum desses dois acontecimentos tenha alterado as suas belas capacidades musicais.

Venham à Bota comprovar.

Exibir evento →
OFICINA Unloop Lab, com sara montalvão
out.
5

OFICINA Unloop Lab, com sara montalvão

Workshop de dança e composição coreográfica desde o arquivo pessoal biográfico. Propõe a exploração do imaginário próprio e coletivo criando personagens físicos que estruturam as pautas de improvisação e de composição para dança , aliado a uma componente de construção visual e plástica. Processo dramatúrgico e de teatro físico aplicado à dança em cumplicidade com as artes plásticas e visuais.

Dinamizado por Sara Montalvão 

Exibir evento →
Michel Tasky
out.
5

Michel Tasky

O cantor, compositor e músico belga naturalizado brasileiro, Michel Tasky, vai fazer o show de lançamento do seu novo CD 100% autoral  “Alma Apressada” na B.O.T.A no dia 05 de outubro às 21h.

Michel Tasky mora agora em Portugal e morou quase 30 anos no Rio de Janeiro, onde bebeu da fonte do melhor da MPB, Choro e do Samba.

Alma Apressada é também o nome do show onde  Michel apresenta o CD do mesmo nome, além de algumas outras composições (sendo algumas em francês). Os arranjos são de Itamar Assiere e alguns da Elodie Bouny. O show conta com algumas músicas em francês, lingua materna do Michel.

No B.O.T.A. Michel será acompanhado de Ariel Rodriguez no piano, Franco Dellamore no violão, Beatriz Stutz no Clarinete e Clarone e de Felipe Bastos na bateria/percussão.

Exibir evento →
eu não sei cantar | tertúlia das cantigas
out.
6

eu não sei cantar | tertúlia das cantigas

Vamos resgatar cantigas que nos remetem a tempos passados e lugares distantes, mas que no fundo nunca se desatualizaram nem deixaram de contar o dia-a-dia das cidades. Propomos uma viagem polifónica para entrar em contacto com a voz e os ritmos que trazemos connosco. Em cada tertúlia será trazido um novo arranjo para vozes e adufes de uma cantiga tradicional portuguesa.

Exibir evento →
Roda de santo
out.
6

Roda de santo

No dia 6 de outubro iremos celebrar São Cosme e Damião no Bota, Largo Santa Bárbara, 3D Lisbon, Portugal. No Brasil, em dia de Cosme e Damião, temos a tradição de distribuir pelas ruas, saquinhos de doces para as crianças. Essa é uma tradição fruto do sincretismo religioso e seguida principalmente pelos adeptos das religiões afro brasileiras.  No dia 6 de outubro a Roda de Santo irá festejar não somente os santos católicos mas Doum, Irês e Ibejês com muito tambor e muita cantiga. Será por tanto um concerto de muita alegria e a promessa também dos tradicionais saquinhos de doces para quem for prestigiar a roda.Além das cantigas de Umbanda, no repertório cantaremos nossa safra de músicas autorais, inclusive uma cantiga feita especialmente para essa data, “Caboclinhos. Música inédita e gravada para nosso primeiro álbum que está sendo produzido.Convidamos as famílias e suas crianças a cantarem com a gente nesse fim de tarde de Domingo. 

Exibir evento →
Poesia na Bota
out.
7

Poesia na Bota

Poesia na Bota é um espaço para os que querem ler e ouvir poemas, sem tema nem guião. Todas as segundas, José Anjos aqui estará para vos receber com vários autores, portugueses e estrangeiros, alguns sem dúvida extraterrestres.

Tragam poemas ou peçam emprestado ao José.

E há cerveja e vinho num dos sítios mais dedicados e acolhedores desta Lisboa: a BOTA.

Exibir evento →
João Pires / Francesco Valente / Juninho Ibituruna
out.
9

João Pires / Francesco Valente / Juninho Ibituruna

O trio propõe ao público embarcar numa viagem sonora por melodias e ritmos populares ibéricos, da diáspora africana e afro-brasileira. Viola, Baixo e Percussões deambulam nos ritmos contagiantes da Chula , Morna & Coladera , Semba e Funaná, frevo e afro sambas.

Geógrafo de uma cartografia musical muito própria, João Pires propõe-nos uma viagem pela música popular portuguesa, africana e afro-brasileira através da sua guitarra.

Participação especial: Joana Amendoeira

Exibir evento →
Larissa Lisboa
out.
10
até 11/10

Larissa Lisboa

Larissa Lisboa é cantora, compositora, multi-instrumentista e produtora musical independente atuante no mercado musical de Recife - PE. Começou a carreira profissional em 2015, lançou três canções autorais de forma independente intitulados "não sou eu", um xote com influências pops e "é amor que eu tenho e nada mais" em 2019, "eu choro, não nego" com participação do pianista virtuoso

Amaro Freitas, em 2020 e, em 2023, o frevo "todo ano eu te espero" com participação da Orquestra Malassombro. A cantora lançará seu disco de com influências do frevo e do forró em 2024 com canções autorais e interpretações de Accioly Neto, Martins e Anastácia.

Exibir evento →
Elodie Bouny & Iara Ferreira
out.
11

Elodie Bouny & Iara Ferreira

Um trabalho ousado e de sonoridade singular, com canções fundadas tanto na tradição popular quanto na erudita, poética e coloquial, e que num laço entre as carreiras e vidas das duas compositoras, aproximam as tradições musicais latino-americanas e europeias.

O show propõe ao público uma viagem por gêneros pouco difundidos atualmente como a barcarola, o bolero, aires de cueca argentina, influências andinas e valsa rancheira brasileira – com canções que contam, nas letras em português e espanhol, histórias de afeto, luta, encantamento e desejo de um futuro mais gentil e igualitário para a humanidade, pelo olhar destas duas mulheres.

Exibir evento →
Batucadeiras das Olaias @ wmw
out.
12

Batucadeiras das Olaias @ wmw

Dedicado à performance do batuku, as Batucadeiras das Olaias surgem com o objetivo de partilhar, divulgar, reivindicar e exaltar a história, a memória e a cultura cabo-verdiana. A celebração é uma representação central da cultura de Cabo Verde e das comunidades cabo-verdianas na diáspora. Não se prendem apenas à música, ritmo e arte, mas sobretudo ao sentido de amizade, familiaridade, vizinhança e sociabilidade.

Exibir evento →
batimento duo | joão moniz @ wmw
out.
12

batimento duo | joão moniz @ wmw

Batimento Dúo

Batimento Dúo é um projecto instrumental com o objetivo de divulgar e interpretar os conceitos mais tradicionais do tango, dispostos em sintonia com universos guitarrísticos fundamentais do género como os de Mario Núñez, Ciro Pérez, Julio Cobelli, Robert Grela entre outros.

João Moniz

João Moniz, nascido numa de “nove pedras no meio do mar”, desde muito cedo apaixonou-se pela música... Aos 6 anos deu os primeiros passos nas aulas de guitarra clássica e nos últimos anos tem subido ao palco de vários palcos regionais e nacionais partilhando as suas canções que ecoam o termo encontrado por Vitorino Nemésio para descrever o modo de ser: “Açorianidade”.

Exibir evento →
Fala Povo Fala @ wmw
out.
13

Fala Povo Fala @ wmw

Fala Povo Fala

Fala Povo Fala junta três cantautores portugueses (Senhor Vulcão, Jacaréu e A Culpa Do Joni) que escrevem e cantam inspirados entre o céu e o grão de chão das raízes portuguesas.
Fala Povo Fala é uma manifestação da palavra em modo livre, ora em forma de música ora em forma de poesia falada. Nos concertos (a que chamamos celebrações) apresentamos sempre poetas ao «Banco do Povo» para declamarem a sua palavra.

Exibir evento →
Maia Castro | Nalu @ wmw
out.
14

Maia Castro | Nalu @ wmw

Maia Castro

Maia Castro é uma das mais importantes compositoras e intérpretes ligadas ao tango, à milonga e à música cidadã do Uruguai. Conta com 5 discos editados, 8 digressões europeias, 2 digressões pelo Uruguai e inúmeras apresentações no Uruguai, Brasil e Argentina, entre as quais se destaca a sua participação com a Orquestra Filarmónica de Montevideu, o Tributo a Zitarrosa (onde partilhou o palco com artistas de destaque como como Joan Manuel Serrat, Jorge Dexler, entre outros), a sua participação como solista convidada da Orquestra Sinfónica de Minas Gerais em Bello Horizonte Brasil e as suas apresentações no Auditório Nacional do SODRE e no Teatro Solis. O seu espetáculo “O rio que se transforma em mar” evoca a viagem musical do Rio da Prata ao outro lado do oceano, no seu intercâmbio e enriquecimento mútuo. Une o tango e o folclore – tradição e identidade – com composições próprias e de outras referências da música uruguaia e fluvial. Graças ao seu trabalho conta com o reconhecimento do público e da imprensa local e internacional.

Nalu

A música de Nalu está cheia de ternura e parece os mares turbulentos. Ela mistura folk acústico com melodias pop cujas notas aveludas e suspensas deslizam através dos ouvidos e viajam para o coração. Rodeado pelos seus músicos, Nalu lançou o EP « Drifting Tides » em 2018 e o seu primeiro álbum «Ocean Eyes» em 2020 e apresentou mais de cem datas na Suíça e internacionalmente (incluindo um concerto improvisado num avião que criou um grande burburinho nos media).

Exibir evento →
Lala Tamar & Ofer Ronen | marz + afonso y malena @ wmw
out.
15

Lala Tamar & Ofer Ronen | marz + afonso y malena @ wmw

duo andalous - lala tamar & ofer ronen

A voz da grande cantora marroquina-israelita Lala Tamar, acompanhada pela viola árabe e pelas cordas de alaúde do músico Ofer Ronen estão na Semana da Música do Mundo da BOTA para um concerto ao mesmo tempo poderoso e intimista.

marz + afonso y malena

Marz foram convidados pela BOTA a serem os primeiros artistas residentes da WMW e a desenvolver um espectáculo único para o Festival. Nesse contexto Marz convidam Afonso Y Malena para construir juntos a sua proposta.

marz

Algures entre folk, pop e jazz está um lugar chamado MarZ - o universo musical da cantora, guitarrista e compositora checa Markéta Zdeňková. Ao lado de Markéta, no centro de MarZ, está o cofundador Štěpán Janoušek (rombone/vocagem de apoio/percussão/arranjos),

afonso y malena

Afonso Albuquerque (Portugal) e Malena Rampi (Argentina) cruzam-se em Buenos Aires. Com uma bagagem de tangos, fados e outros folclores que atravessam o Atlântico, este duo apresenta composições e arranjos originais, com foco na palavra e no tecido de duas guitarras e vozes.

Exibir evento →
o gajo + raia + vignini @ wmw
out.
16

o gajo + raia + vignini @ wmw

o gajo + raia + vignini

o gajo

O GAJO nasce em Lisboa na primavera de 2016 pelas mãos de João Morais com o intuito de ligar a sua música à terra que o viu nascer, Portugal.

É assim que surge a relação com a Viola Campaniça, um instrumento de raiz tradicional que faz parte da história centenária e cultural portuguesa.

raia

Raia é linha-fronteira, linha-caminho, expressão idiomática e forma verbal. Raia é peixe. O peixe-viola é uma raia.
Raia é o projeto-síntese do músico alentejano António Bexiga, que percorre as sonoridades da viola campaniça.

vignini

Nascido na cidade de São Paulo, o violeiro Ricardo Vignini, é membro fundador da banda Matuto Moderno em 1999, pioneira na fusão de rock com música caipira, também faz parte do duo Moda de Rock com o violeiro Zé Helder, apresentando releituras de clássicos do rock e já regravou canções de bandas como Led Zeppelin, Nirvana, Metallica, Rolling Stones e Queen.

Exibir evento →
riosentí | diego el gavi @ wmw
out.
17

riosentí | diego el gavi @ wmw

riosenti

Riosentí é um projeto musical nómada com raízes latino-americanas e uma proposta artística que transcende qualquer rótulo geográfico; Josué Avalos (México) e Aline Novaro (Argentina) contam a sua história em suaves canções da sua própria criação, mas também integram com sucesso ritmos energéticos nas suas falas que nos levam do sul do continente americano aos desertos do norte do México.

diego el gavi

Ahistória da vida de Diego el Gavi está intrinsecamente marcada pelas suas origens. Desde os primeiros “espectáculos” aos cinco anos, cantando a brincar com um pau de vassoura para uma plateia constituída pela sua irmã e pelos seus primos, até à gravação de Puerta del alma (2019), muitas foram as manifestações apaixonadas do seu impulso cantante – e muitos foram os obstáculos a esse impulso que, sempre apaixonadamente, teve de superar. Nascido em Lisboa, o cantor emigrou com a família para Madrid, onde viveria durante alguns anos, aí tomando contacto com as principais características da alma espanhola, da língua à cultura do flamenco.

Exibir evento →
montañera | ian ramil @ wmw
out.
18

montañera | ian ramil @ wmw

montañera

María Mónica Gutiérrez, conhecida como Montañera (Mountainess), estabeleceu-se como uma das vozes mais intensas e únicas vindos da Colômbia. O seu último álbum a solo, A Flor De Piel, foi lançado em novembro de 2023 através da editora Ocidental Vinyl, com sede em Austin, Tx, com o apoio da Help Musicians Foundation.

ian ramil

Esta é a primeira vez que Ian se apresenta em solo europeu, e vem para lançar seu terceiro e aclamado disco, “Tetein”.
O norte criativo do show é o mesmo que guiou o disco: “tetein", ou seja, “pouquinho”, “pequeno”, significado da palavra inventada por Nina, filha de Ian, quando começou a falar.

Exibir evento →
coro improvisado @ wmw
out.
19

coro improvisado @ wmw

Conjunto coral de improvisação e experimentação, que explora a voz e o corpo como ferramentas de expressão e criação coletiva. Orientados por Aixa Figini, o Coro Improvisado é um colectivo amador intergeracional e intercultural, que junta pessoas com as mais variadas experiências musicais graças à sua vontade de explorar a própria criatividade musical, de cantar e de fazer música em conjunto.

Exibir evento →
aiê | bicho carpinteiro @ wmw
out.
19

aiê | bicho carpinteiro @ wmw

aiê

AIÊ, em língua Yorubá, designa o "mundo dos vivos": o mundo onde acontecem os encontros físicos, onde se celebra a presença e a magia do improviso, onde a música e a palavra são provas vivas da força da vibração & abrem portais de contacto com mundo espiritual. A união de LuizGa (alter ego de Luiz Gabriel Lopes) e Edgar Valente é um tributo a essa cosmogonia, delicadamente iluminando sua beleza, mistérios, complexidades e ensinamentos.

bicho carpinteiro

A irrequietude é própria dos grandes criadores, mentes que seguem sem hesitar novas ideias e impulsos, novas visões e possibilidades. Ou novas sonoridades.

Sempre em busca do que ainda não é, mas poderá ser.
O povo diz que tem "bicho carpinteiro" quem recusa a imobilidade, quem anda sempre de um lado para o outro, como se buscasse alguma coisa, portanto.

Exibir evento →
fred martins | sana cissokho @ wmw
out.
20

fred martins | sana cissokho @ wmw

fred martins

Destacando-se entre os artistas de sua geração, o cantor, compositor e violonista brasileiro FRED MARTINS criou um repertório diversificado inserido na tradição musical de compositores brasileiros emblemáticos. Em estilo contemporâneo, suas composições retratam uma conversa entre bossa nova, samba, jazz, blues, rock, flamenco e fado, entre outros estilos.

sana cissokho

Baseado em Portugal, Sana Cissokho nasceu numa família tradicional Mandinka de Dialys ou griots onde aprendeu a tocar a Kora com os seus pais: Lamine Cissokho e Ndeye Diongtang Diabaté. De Casamance, sul do Senegal, Cissokho cresceu com o povo Mandinka e por isso recebeu uma formação aprofundada na sua cultura, história e tradição africana.

Exibir evento →
Poesia na Bota
out.
21

Poesia na Bota

Poesia na Bota é um espaço para os que querem ler e ouvir poemas, sem tema nem guião. Todas as segundas, José Anjos aqui estará para vos receber com vários autores, portugueses e estrangeiros, alguns sem dúvida extraterrestres.

Tragam poemas ou peçam emprestado ao José.

E há cerveja e vinho num dos sítios mais dedicados e acolhedores desta Lisboa: a BOTA.

Exibir evento →
Diálogos
out.
24

Diálogos

Os multi-instrumentistas Ricardo Passos, Marc Planells e Meir Gassenbauer juntam-se para este concerto onde a música flui em forma de diálogos musicais, através de composições originais e de muita improvisação, trazendo sonoridades de várias partes do mundo. 

Marc Planells: Sitar, Oud, Jall Tarang, Herati Dutar, Voz

Ricardo Passos: Saz, Canto Drupad e Armónico, Percussões, Duduk...

Meir Gassenbauer: Ney, Voz

Exibir evento →
Inês Condeço
out.
24

Inês Condeço

Inês Condeço apresenta-se a solo numa exploração de sonoridades electrónicas e acústicas, tendo o piano, os sintetizadores e a voz como instrumentos centrais. Este projecto surge da necessidade de criar o seu próprio mundo musical e explorar diferentes texturas e ambientes. É uma viagem sonora pelo imaginário de Inês onde estão presentes as memórias e emoções da artista.

Exibir evento →
Carlos Bica
out.
25

Carlos Bica

Concerto, festa de lançamento do novo álbum de Carlos Bica „11:11“ (Clean Feed Records)

A atravessar um forte momento na sua longa carreira, o contrabaixista e compositor português Carlos Bica acabou de lançar „11:11“, um novo álbum com uma nova formação, desta vez totalmente portuguesa.

Com José Soares no saxofone alto, Eduardo Cardinho no vibrafone e Gonçalo Neto na guitarra, alguns dos mais talentosos e criativos músicos de uma nova geração de músicos portugueses, Bica reafirma as suas qualidades enquanto bandleader e compositor, num álbum que é desde já considerado pela crítica especializada como um dos melhores álbuns de jazz editados em 2024.

Exibir evento →
El Límite
out.
26
até 27/10

El Límite

Cuatro e Cinco permanecem trancados em um labirinto por um tempo que não podem especificar.

Para lidar com o tédio e a angústia, eles contam para si mesmos histórias de filmes antigos. Um deles provoca uma revelação em Cinco: para eles serem livres devem passar por uma fenda na parede, ultrapassar o limite. Será que eles entrarão furtivamente na fissura ou permanecerão trancados em um labirinto por um tempo que não podem especificar

Exibir evento →
Poesia na Bota
out.
28

Poesia na Bota

Poesia na Bota é um espaço para os que querem ler e ouvir poemas, sem tema nem guião. Todas as segundas, José Anjos aqui estará para vos receber com vários autores, portugueses e estrangeiros, alguns sem dúvida extraterrestres.

Tragam poemas ou peçam emprestado ao José.

E há cerveja e vinho num dos sítios mais dedicados e acolhedores desta Lisboa: a BOTA.

Exibir evento →
Druids Fluids
out.
30

Druids Fluids

Druid Fluids é uma ideia do vocalista e compositor Jamie Andrew, que escreve, grava e também interpreta quase todas as partes. Desde a sua criação, tornaram-se conhecidos pelos seus impressionantes espetáculos audiovisuais ao vivo na cena de Adelaide e, mais recentemente, pelas digressões nacionais. As suas canções evocam uma emoção profunda que é expressa, mas não explicada. Pintam com cores que fazem lembrar Lennon e Floyd, mas a soma destas partes é fresca e atraente. O seu catálogo de material original presta homenagem e evoca os tons mais poderosos da pop, do psicadelismo e da composição de música rock. O muito aguardado LP de estreia dos Druid Fluids, Then, Now, Again & Again, tem lançamento previsto para outubro de 2023, através da Six Tonnes De Chair Records (FRA), Copperfeast Records (Reino Unido) e Time Room Records (BE).

Exibir evento →
Lugar Longe de Tudo | Gabriel Bruce
out.
31
até 1/11

Lugar Longe de Tudo | Gabriel Bruce

LUGAR LONGE DE TUDO é o interior buscando equilíbrio com o externo. esteticamente, é a tentativa de comunicar de maneira sinestésica-musical a complexidade dos processos internos de um momento extremamente desafiador na minha vida: minha mudança de Belo Horizonte pra São Paulo e todos os desafios envolvidos nesse movimento. essa foi, talvez, a principal fonte de inspiração pra esse trabalho. busquei traduzir sonoramente as influências melódicas e harmônicas da minha terra pra minha nova casa, representada por timbres distorcidos - que remetem à minha fase metal/hardcore -, programações eletrônicas e sintetizadores.

Exibir evento →

santiago vazquez
set.
14

santiago vazquez

Santiago Vazquez é um músico argentino internacionalmente reconhecido e ávido pesquisador rítmico. Como multi-instrumentista, compositor e director, viveu na Argentina, Espanha e Estados Unidos residindo actualmente no Uruguai. Além de estudar composição, harmonia, contraponto tem vindo a aprimorar o seu domínio na bateria, percussão, no piano, violão e mbira.

Exibir evento →
andré júlio turquesa
set.
13

andré júlio turquesa

Quatro anos depois do lançamento de Orgônio, disco considerado pela Blitz como um dos 50 melhores álbuns nacionais em 2020, André Júlio Turquesa, cantautor, compositor e músico multi-instrumentista, também conhecido pelas suas composições de bandas sonoras para Teatro e Cinema, apresenta agora o seu novo DISCO DE RECLAMAÇÕES.

Um álbum composto por 11 temas com composições e letras de sua autoria, cantadas em português, e que conta com a participação de vários artistas nacionais e internacionais, num universo que se funde entre Indie Folk, o Tradicional Português e a World Music.

Exibir evento →
jhon douglas
set.
12

jhon douglas

Jhon Douglas, natural de Rondônia, na Amazônia Brasileira, é um artista versátil que transita entre a música, e as artes plásticas e visuais.

A carreira de Jhon é marcada pela autenticidade, refletindo sua jornada autodidata que começou nas ruas como skater e o levou a explorar diversas formas de expressão artística.

Exibir evento →
system exclusive
ago.
31

system exclusive

O duo californiano de post-punk/synth-rock formado por Ari Blaisdell e Matt Jones (Male Gaze, fundador da Castle Face Records) acabou de editar novo disco em Maio, ' Click ' , via Le Cèpe Records & Mt.
Curiosamente, este novo trabalho foi gravado na Ilha de São Miguel nos Açores e posteriormente produzido por Kristen Dylan Edrich (que veio a colaborar com Oh Sees, Ty Segall, ++)

Exibir evento →
silentide
ago.
30

silentide

É um projeto de João Freitas, músico e produtor do Porto. Depois de gravar com a sua banda Balter Youth (álbum de estreia 2020), onde tocou como guitarrista, abriu um estúdio de gravação com alguns amigos (Estúdio Cedofeita), onde gravou e produziu o álbum de estreia de Silentide, Self Note, lançado no início deste ano. Juntamente com a sua banda, produtores, amigos e família, o álbum tomou forma a partir da visão individual do Freitas, que acabou por evoluir para uma próspera colaboração de muitas pessoas.

Exibir evento →
oficina de contrabaixo de tango C/ Cristian basto
ago.
29

oficina de contrabaixo de tango C/ Cristian basto

A ideia principal desta prática é fornecer ferramentas eficazes para abordar o Tango, compreender a função essencial do contrabaixo dentro do gênero e estimular a busca pela musicalidade própria e distinta de cada músico.
O foco estará no repertório das orquestras típicas mais influentes que marcaram a época de ouro do Tango nas décadas de 1940 e 1950, como as de Aníbal Troilo, Osvaldo Pugliese, Horacio Salgán e Juan D'Arienzo. Estas orquestras não só definiram o estilo e a sonoridade do Tango, mas também consolidaram dois modelos fundamentais de acompanhamento que constituem a espinha dorsal da orquestra tanto em termos harmónicos como rítmicos: Marcato e Syncopation.

Exibir evento →
martin sued & orquestra assintomática + jp simões
ago.
27

martin sued & orquestra assintomática + jp simões

Martín Sued & Orquestra Assintomática é um sexteto instrumental liderado pelo bandoneonista Martín Sued.
Criado durante o ano de 2020, o grupo apresenta um repertório de composições originais para uma formação que inclui os instrumentos característicos de uma formação tradicional de tango, mas que utiliza essas raízes para caminhar para além das fronteiras do género.

Exibir evento →
sam nóbrega
ago.
25

sam nóbrega

Nascido em Recife/PE, Sam Nóbrega é um cantor, compositor, multi-instrumentista, arranjador e produtor musical com mais de 15 anos de jornada musical. Como compositor, Sam criou e vem criando músicas para diversas mídias como filmes, séries para Netflix e HBO, apresentações de dança e teatro.

Exibir evento →
christine valença
ago.
24

christine valença

Christine Valença é cantora, compositora e tecladista carioca.Começou no piano aos 12 anos, compondo seus primeiros versos de canções. Aos 16, integrou uma banda como instrumentista e backing vocal. Ao longo da carreira passou por diversos grupos vocais. Em sua busca por mover e atravessar as pessoas, encontrou na voz a sua derradeira ferramenta de expressão. Participou de musicais no Rio e no exterior, participando de algumas residências artísticas pelos palcos do mundo.

Exibir evento →
bia ferreira
ago.
23

bia ferreira

A artivista brasileira Bia Ferreira tem sido uma presença habitual nos verões do BOTA-Anjos nos últimos anos. Concertos em modo solo de guitarra e voz ou em formato trio onde foi acompanhada por bateria e teclados/sintetizadores. Agora, apresenta-se no formato MC/DJ, recriando o concerto do passado dia 1 de abril na celebração do 9o aniversário da agência Pinuts. Este concerto faz parte dos mais de 40 concertos confirmados esta primavera/verão e outono entre a Europa, Canadá e Estados Unidos da América.

Exibir evento →
noble
ago.
22

noble

Noble é o nome artístico do músico português Pedro Fidalgo, autor de alguns dos maiores sucessos de rádio dos últimos anos em Portugal como os temas Honey ou Beautiful. Desta
feita, em jeito de celebração de aniversário do artista, é nos dado a conhecer a nova banda e todo um novo conceito de espetáculo. Esta será a estreia em Lisboa deste novo concerto de Noble.

Exibir evento →
Nara Couto
ago.
21

Nara Couto

Nara Couto é uma artista brasileira multidisciplinar (começou ainda criança na dança tornando-se bailarina e coreógrafa, fez teatro e iniciou-se na música como back vocals de Ivete Sangalo e Daniela Mercury), Foi ao integrar o elenco do espetáculo Outras Áfricas que descobriu todo um mundo novo da ancestralidade da música africana. O primeiro lançamento foi em 2017 o EP Contipurânia, o segundo Retinta em 2021. Há poucas semanas ficou disponível o álbum Ori. Esta será a estreia de Nara Couto em Portugal.

Exibir evento →
Slam allen
ago.
17

Slam allen

Talentoso e premiado Slam Allen, multifacetado artista, que foi o guitarrista da lendária James Cotton Band durante uma década, protagoniza espetáculos muito dinâmicos, onde os gêneros passam por Blues, Soul, R&B e um toque de Rock and Roll.

Exibir evento →
MARCELO AMARO"O SAMBA COMO CÉLULA-MÃE DO PROCESSO CRIATIVO PERCUSSIVO"
ago.
17

MARCELO AMARO"O SAMBA COMO CÉLULA-MÃE DO PROCESSO CRIATIVO PERCUSSIVO"

Este LAB apresenta a cultura brasileira pelos seus diferentes ritmos, gêneros e “sotaques” musicais. As origens da percussão brasileira são analisadas a partir das manifestações culturais e formação cultural do povo brasileiro. O método criado por Marcelo Amaro é baseado em sua prática e experiência com metodologias como “O Passo” de Lucas Ciavatta, “Le Rythme Passo”, de Lucas Ciavatta, “Le Rythme, La Musique et L’Education”, de Emile Jacques Dalcroze.

Exibir evento →
Charlotte Algar
ago.
16

Charlotte Algar

Nascida em Londres em 1995, Charlotte Algar é uma cantora e violonista clássica apaixonada pela música brasileira. Em 2020 mudou-se para Lisboa, e assim começou uma jornada que a encaminhou rapidamente para se apresentar na Casa do Choro (RJ), Bona Casa de Música (SP) e outros locais notáveis no Brasil, Lisboa e Londres.

Exibir evento →
André Viamonte
ago.
14

André Viamonte

ViaMonte é um artista(…) de uma sensibilidade rara e de um conhecimento tão grande. Eunice Muñoz.

Destaca-se pela sonoridade intimista e uma voz única onde as suas composições conquistaram elogios de importantes nomes do panorama musical, tais como Alex Wharton – Abbey Road, Rodrigo Leão ou Teresa Salgueiro

Exibir evento →
Documentário 'Travessia'
ago.
11

Documentário 'Travessia'

Documentário que acompanha o processo do músico CAIO. Uma passagem simbólica entre dois territórios mentais da sua vida, durante um processo de evolução enquanto músico e homem-comum. Desde a alteração da estrutura da banda à exploração de novas estéticas musicais, seremos testemunhas da viagem que contextualiza o período de concepção do seu novo disco, de mesmo nome que este documentário.

Exibir evento →
Zebra Libra x Sleep Therapy
ago.
10

Zebra Libra x Sleep Therapy

Zebra Libra é uma banda do Norte de Portugal que se resume-se em três palavras: jovialidade, energia e paixão. O seu som combina influências rock como “The Killers”, “Kings of Leon” e “blink-182” bem como elementos modernos encontrados em artistas como “Machine Gun Kelly”, “Angels & Airwaves” e “30 Seconds To Mars”.

Fundada em 2022 nos arredores do distrito do Porto, Sleep Therapy surge com Luís (Loyz) Peliteiro na produção, e voz, Marco Silva na bateria e vozes e Miguel Pinhal no baixo elétrico. Reúnem influência de bandas clássicas como Deftones e Title Fight, a bandas da onda mais moderna como Knocked Loose, Loathe e Bad Omens.

Exibir evento →
Inês Carreira & Gonçalo Pires
ago.
9

Inês Carreira & Gonçalo Pires

Intérprete portuguesa da Música Popular Brasileira, Inês Carreira mora no Rio de Janeiro há onze anos e é uma cantora apaixonada pela musicalidade da Cidade Maravilhosa, que a acolheu de braços abertos. Gonçalo Pires também morou onze no Rio, onde aprofundou os estudos da música, com foco no violão brasileiro de sete cordas, que hoje toca com maestria.

Exibir evento →
gaza.mp4
ago.
7

gaza.mp4

Iniciativa solidária de recolha de fundos para um jovem cineasta, Mohannad El-Masri, residente de Gaza e atualmente deslocado em Rafah com sua família. O evento incluirá a exibição de filmes feitos a partir de vídeos e conversas gravadas por Mohannad e Diaa Lagan (artista visual síria residente em Dublin).

Exibir evento →

Para encontrar eventos anteriores a 23 de Junho de 2024 consulte as nossas redes sociais