
Programação



Lumbre
LUMBRE apresenta um concerto baseado na riqueza das tradições musicais sul-americanas, que inclui tanto clássicos como composições originais. Com uma formação singular composta por voz, piano, guitarra, violino e violoncelo, oquinteto oferece uma interpretação diferente do repertório tradicional, onde a músicade raízpopular se entrelaça com influências que vãodo jazz a outras linguagens musicais, inspiradas nos ensembles de câmara. Um concerto intimista, de elevada qualidade musical e artística.

Concerto à Pergunta | sons do mundo
Este concerto é o resultado da residência artística à Pergunta | sons do mundo, que reuniu, no Alentejo, músicos de vários países para explorar e celebrar as suas tradições musicais. Durante sete dias intensivos, os participantes partilharam experiências, aprenderam uns com os outros e criaram arranjos que refletem as suas heranças culturais, mas com um toque moderno.
Este espetáculo celebra a diversidade e a troca cultural. Cada nota é o testemunho vivo de como a música é uma ponte que une diferentes realidades e transforma as particularidades em laços de amizade e compreensão.
Convidamos o público a juntar-se a esta jornada de descoberta!

YANA
YANA (Joanna Bieńkowska), é uma instrumentista e compositora polaca baseada em Gdańsk.
Iniciando a sua formação no violino, adotou mais tarde o piano como principal meio de composição dos seus temas. Em 2023, o seu tema Stella de Oro fez parte da compilação Piano Day organizada pelo músico e compositor Nils Frahm tornando-a um dos nomes em ascensão na chamada Modern Classic. Um ano antes, em 2022, YANA tinha editado o seu álbum de estreia Solace e, no final de 2024, através da OPIA Community de Ólafur Arnalds, editou Daydreamer.

Piananimal
Concerto N.2 mistura um universo musical cinematográfico com o post-rock alternativo, influências de drum n`bass e jazz rock. Conta com Pedro Vargues no piano e Rui Lucena na bateria e percussões. Depois de uma primeira incursão como Recital Noise (que contou com João Morais “O Gajo” na guitarra eléctrica), o grupo reinventa-se e cresce para Piananimal, lançando agora este Concerto N.2 que conta com 9 temas originais e artwork de Tó Trips.

James Michael Rodgers
James Michael Rodgers
An alternative folk singer from Scotland fronting his band for a Burn's Night Special.

Daphné Chenel
Daphné Chenel é uma cantora e compositora francesa. Depois de lançar seu primeiro EP “Mue” em 2023, um projeto com ares de Lisboa - a cidade onde passou os últimos três anos - ela retorna com um novo projeto com uma estética mais indie-folk e músicas inéditas. Ela os apresentará em 2025 em uma turnê europeia, começando em Portugal em janeiro. Em 24 de janeiro, ela tocará no BOTA, uma das únicas datas da turnê com sua banda completa. Você não vai querer perder!


Lantana
Lantana é um sexteto de música experimental/improvisada que, segundo o jornalista e crítico Rui Eduardo Paes, "diverge de quase tudo o mais que encontramos no circuito português da música livremente improvisada...tudo nelas diverge de normas, estereótipos e hábitos" (in Rimas e Batidas).
Trata-se do primeiro grupo feminino deste tipo de música formado no nosso país.
Fazem parte: Helena Espvall e Joana Guerra no violoncelo, Maria do Mar no violino, Carla Santana na electrónica, Maria Radich na voz e Anna Piosik no trompete/voz. Lançou o disco "Elemental" em 2022, editado pela Cipsela Records. É um álbum habitado por mil criaturas sonoras, por muitas mãos de fantasmas, micro poeiras, (in) evocações, sussurros e respirações que nos guiam para bosques e para a natureza na sua forma sombria e incandescente.

Workshop de música com Marina Ruiz MAtta
Workshop de música
Dirigido a bailarinas, músicos e amantes de música.
Compreender a música como uma linguagem, com as suas intencionalidades, as suas perguntas e respostas, os seus relatos e intensidades discursivas; vivenciar a ressonância empática da música; traduzindo o resumo da linguagem musical no concreto do corpo localizado no espaço.
Trabalhamos desde a improvisação, o jogo e a prática vocal, com base em elementos da metodologia Dalcroze, abordando músicas de diversas proveniências e géneros, aprofundando a música argentina.

Vasco Ribeiro & Os Clandestinos
Vasco Ribeiro & Os Clandestinos é um projeto de música popular portuguesa que se caracteriza pela voz e forte componente lírica de Vasco Ribeiro e pela diversidade sonora e criatividade dos Clandestinos. Em 2020 lançáram o 1° álbum "Mais Um Dia", e mais recentemente, em 2024 o novo álbum "Formas de Estar". Neste concerto, em formato acústico, irão apresentar temas de ambos os discos com arranjos especiais, bem como novas músicas nunca antes interpretadas ao vivo.

festival emergente
Vem aí a 6ª edição do Festival Emergente, este ano em parceria com o espaço BOTA (Base Organizada da Toca das Artes), nos Anjos, nos dias 26, 27 e 28 de Dezembro, um espaço dinâmico, com sala de concertos, bar, terraço exterior e diversos outros espaços de estar, uma acústica fabulosa e uma equipa entusiasmada e dedicada.

álvaro lancellotti
Imerso nos encontros das culturas afro-brasileiras e também nas influências dos ensinamentos da filosofia do yoga, o cantor e compositor brasileiro Alvaro Lancellotti lapidou suas experiências nos terreiros para criar o seu novo trabalho de estúdio, Arruda, Alfazema e Guiné. O projeto une universos espirituais e musicais como peças fundamentais para sua concepção, sem prender-se a uma estética fixa. A sonoridade é embalada por cantigas de terreiro, com fortes referências ao disco Krishnanda, obra tropicália experimental e único registro de estúdio de Pedro Santos, de 1968. O resultado do álbum é uma safra de doze canções ligadas à espiritualidade afro-brasileira. O artista ilumina a temática ao apresentar novos sons guiados pela espontaneidade e pela contemporaneidade. Arruda, Alfazema e Guiné chega às plataformas de streaming a 04 de outubro, e coroa uma sequência de lançamentos de dois singles pela editora norte-americana Amor in Sound.

kerry pastine and the crime scene
Kerry Pastine & the Crime Scene vêm à BOTA apresentar o seu disco inspirado pelo Natal “It’s a Crime Scene Christmas”.
As profundezas do Rock’n Roll a atravessar a quadra

Eliën C/ Jorge da Rocha
Eliën, artista neerlandesa, apresenta pela primeira vez em Lisboa o seu álbum mais recente, “Roam”. Este trabalho foi produzido pelo músico português Jorge da Rocha que acompanhará Eliën neste concerto.
“Roam” é uma obra que emerge das profundas experiências de Eliën durante suas jornadas pela Europa, rica em diálogos e encontros com pessoas fascinantes que cruzaram seu caminho. Com uma fusão delicada de indie folk, música clássica e pop, o álbum não só revela a diversidade de inspirações da artista, mas também destaca a sua voz envolvente, capaz de tocar o coração de todos os presentes.

fim de semana alucinante ao piano
Depois de ouvirmos a comunidade pianista que nos acompanha decidimos que este é o momento de avançar para um piano nosso. Um piano que cumpra os anseios de tantos pianistas que aqui já tocaram e que eleve o nível de exigência a que nos entregamos neste projecto que é a Base Organizada da Toca das Artes, que nos permita fazer de cada concerto uma experiência maior sobretudo quando envolve o piano.

2 chamadas não atendidas
2 chamadas não atendidas é o curioso lema deste projeto em trio de nova música instrumental portuguesa. O agrupamento constituído por Gonçalo Marques no bombardino e Artur Rouquina no oboé e com o pianista André Louro, que assume a composição dos temas originais e a direção musical, dá-nos a ouvir o labor criativo de músicos experimentados no mapeamento de novos territórios da música instrumental para um público alargado.

a sul
Um concerto de músicas inéditas do projecto d’A Sul onde, a mesma, convida Marta Fonseca, guitarrista, para fazer arranjos de guitarra clássica baseados nas suas canções. Um serão intimista onde A Sul canta e é acompanhada pela sensível e melodiosa guitarra de Marta. Estes temas fazem parte do álbum de estreia da própria que sairá em 2025.

diogo sebastião dos santos
Pianista e compositor com uma carreira sólida no panorama musical português, Diogo Sebastião dos Santos vem à BOTA apresentar "Arvoredo" - um concerto de música original de raízes jazzísticas, com melodias extensas que respiram portugalidade, sempre entregues pela "voz" do violoncelo.
Ao seu lado, estarão os maravilhosos Raquel Reis (violoncelo) e Miguel Menezes (contrabaixo)

andré viamonte
André ViaMonte apresenta-se no B.o.t.a., com um concerto acústico que promete ser envolvente, fascinante e intimista. Reconhecido pela sua capacidade de estabelecer ligações profundas com o público, Viamonte apresenta alguns temas do seu repertório bem como momentos de improvisação e poesia. Acompanhado pelo pianista Hélder Godinho, este espectáculo torna-se numa conversa vibrante entre voz e música. A verdadeira expressão da arte, em que cada música é uma nova revelação.
Convidamos o público a participar desta atmosfera mágica e muito envolvente, algo que só ViaMonte sabe fazer durante a sua performance

iria braga
AVE LAB” é um projeto musical cênico protagonizado pela cantora e atriz Iria Braga.
Projeto de asas largas e sonoramente multifacetado tem a música popular brasileira como eixo central. Após circular pelo Brasil, Argentina, EUA e Europa, o show chega a Lisboa e tem como convidado o grande músico, Rocho 7Cordas.

trinka
TRINKA é sobre o poder do encontro que a música proporciona. Em plena Lisboa Dandara Modesto, cantora e compositora brasileira, João Pires, compositor e guitarrista português e Juninho Ibituruna, percussionista brasileiro, costuram uma música atlântica. Eles constroem um caminho entre Portugal, Bahia e Minas Gerais.
Cada um em sua potência ecoando a conexão através da música que os une em complementaridade: as composições e o violão de João com a voz e o poder interpretativo de Dandara e o ritmo no pulso ancestral de Juninho.


esta noite grita-se - leituras
O festim Esta noite grita-se é um ciclo de leituras interpretadas de textos de teatro realizado em vários locais e por um vasto número de intérpretes, com uma direção comum e promovido pela Companhia Cepa Torta. Esta é a grande celebração anual do texto teatral.

MATEO FALGAS
Mateo Falgas é um jovem artista e compositor nascido em Londres e radicado em Madrid. Músico multi-instrumentista, aperfeiçoa o seu virtuosismo e conhecimento da indústria musical internacional em Brighton (Bimm) e Valência (Berklee). Íntimo e impressionante, Mateo desenvolve as suas aptidões desde cedo, formando um estilo próprio e reconhecível, com ares folk-pop e uma sonoridade muito cuidada, fiel à sua qualidade como cantor a solo.

ARAÇÁ - RODA DE CHORO
O Araçá Quarteto, grupo de música instrumental brasileira, em turnê pela Europa, através do MinC - Ministério da Cultura, lança o seu novo álbum, “Olhos da Mata” no BOTA. Araçá Quarteto explora texturas universais e de diversas vertentes da música instrumental brasileira, sem se afastar de suas raízes no Choro. Inclui ritmos variados, desde xaxado e ijexá a valsas em compasso de 5/4, além de releituras de cadências de origem caribenha e afro-brasileira.
Traga seu instrumento!
Sobre o Araçá Quarteto @aracaquarteto:
Fundado em 2016 em Minas Gerais, o Araçá Quarteto tem dois discos disponíveis nas plataformas de streaming – Araçá Quarteto e Olhos da Mata. O grupo é base do Festival Dia de Choro e tem em sua carreira participações em festivais de choro e turnê na Argentina. Foi finalista do prêmio BDMG de Música Instrumental e recentemente se apresentou na Casa do Choro, reduto do choro carioca. Em novembro fará concertos em Portugal, Espanha e França.

CAROLINA ZINGLER
Violonista, cantora, compositora, produtora musical, multi artista independente, apresenta seu novo disco entitulado “Eu viro bicho”, que traz sua versão mais brasileira dentre todos seus trabalhos anteriores. Com a mistura dos ritmos Ixejá, Bossa Nova, Rock e Groove, as 12 faixas falam de crises ambientais, do tempo que escorre pelos dedos, de amor, de questões existenciais que desenham o caminho do ser pela vida, de empoderamento feminino.

JORDÃO
JORDÃO apresenta repertório original que celebra a música tradicional e contemporânea portuguesa em novas partituras e sonoridades para contrabaixo.
Em 2022 apresentou o seu single de estreia em nome próprio “ 11381” e o novo EP “ Fado Cantabile” para contrabaixo, piano e sonoplastia com edição no próximo dia 01 de novembro 2024.
Numa performance de proximidade, o público é convidado a entrar no “quarto musical” do artista com proposta sonora imersiva, como que “Uma janela para o quarto onde tudo acontece “ ej
A ideia de contrapor o virtuosismo pelas simples melodias tradicionais e contemporâneas que tanto nos tocam e apelam às emoções através de um instrumento solista menos usual.

a.urtiga
A urtiga nasce da amizade de dois músicos e do encontro de dois trajectos: um de nós tem-se debruçado sobre a canção e a poesia, o outro dedica-se à viola braguesa, instrumento tradicional português, que aborda sob uma nova perspectiva.
Para encontrar eventos anteriores a 23 de Junho de 2024 consulte as nossas redes sociais