
Programação

Nzungu + Katerina L'Dokova + Malena Rampi
Nzungu + Katerina L'Dokova + Malena Rampi
No dia 3 de abril, três mundos se encontram no Bota, e convergem em um diálogo único entre Katerina L’Dokova, Nzungu e Malena Rampi.
Katerina L’Dokova tece pontes entre tempos e vozes. Pianista, compositora e cantautora, cruza o jazz com melodias ancestrais, num diálogo entre tradição e criação.
Nzungu é um dos alter-egos do produtor André Xina que, influenciado pelo sentimento de isolamento e introspecção trazido pela crise pandémica em 2020, procura contemplar as obsessões sociais compulsivas com a realidade nostálgica e a retrotopia.
Malena Rampi é compositora e cantora, nascida em Buenos Aires, Argentina. O seu trabalho combina rock experimental, música eletrónica e elementos subtis de folk, de uma sutileza de quem mergulha no tempo com as mãos vazias e deixa um universo sonoro nascer entre a canção e a paisagem.

Carlos Bica
Carlos Bica é um dos nomes do jazz nacional com maior projecção além-fronteiras, tendo-se tornado uma referência no panorama do Jazz europeu.
A atravessar um forte momento na sua longa carreira, o contrabaixista e compositor português Carlos Bica lançou em 2024 o álbum 11:11 com uma nova formação, desta vez totalmente portuguesa. Com José Soares no saxofone alto, Eduardo Cardinho no vibrafone e Gonçalo Neto na guitarra, alguns dos mais talentosos e criativos músicos de uma nova geração de músicos portugueses, Bica reafirma as suas qualidades enquanto bandleader e compositor, num álbum que foi considerado pela crítica especializada como “Melhor Álbum de Jazz Português 2024”.
Carlos Bica explica o título do álbum: „Há uns anos aconteceu olhar para o relógio e repetidamente serem 11:11, de manhã ou de noite. Comentei isso com os colegas, e o vírus tratou do resto, estava sempre a receber mensagens deles com 11:11 ou outros números especiais.
A enorme curiosidade levou-me então a perguntar ao Dr. Google se 11:11 teria algum significado especial. Encontrei imensas respostas para a minha pergunta, entre outras que quando nos surge o número 11:11 a ligação entre o nosso eu mais profundo e o universo é muito estreita, o que nos dá o poder de influenciar o nosso destino com pensamentos positivos e os nossos desejos mais profundos. A ideia agrada-me.“


NAY QUARTET
NAY QUARTET apresenta suas novas composições e o processo criativo que desenvolveu ao longo de 11 anos, vivendo em diferentes locais da Europa. Em sua primeira apresentação solo, reúne elementos do passado e do presente em uma incansável busca por um som revolucionário.
Suas influências incluem Norah Jones, Ella Fitzgerald, Rosa Passos, Elis Regina, entre outras.

Acção directa Carlos Barretto/Sara Franco
ACÇÃO DIRECTA música/live painting nasceu da vontade de estabelecer um diálogo entre as formas de arte de Carlos Barretto e Sara Franco, praticada em tempo real e em presença do público.

SUMA
Saxofone, Trompete e Voz.
The Suma Music são uma declaração dos nossos tempos, da eletricidade, do ruído, do movimento frenético que nunca se apaga...O Jazz serve de base e as palavras do escritor e também trompetista Paulo Amado são as armas.

diogo sebastião dos santos
Pianista e compositor com uma carreira sólida no panorama musical português, Diogo Sebastião dos Santos vem à BOTA apresentar "Arvoredo" - um concerto de música original de raízes jazzísticas, com melodias extensas que respiram portugalidade, sempre entregues pela "voz" do violoncelo.
Ao seu lado, estarão os maravilhosos Raquel Reis (violoncelo) e Miguel Menezes (contrabaixo)

Carlos Bica
Concerto, festa de lançamento do novo álbum de Carlos Bica „11:11“ (Clean Feed Records)
A atravessar um forte momento na sua longa carreira, o contrabaixista e compositor português Carlos Bica acabou de lançar „11:11“, um novo álbum com uma nova formação, desta vez totalmente portuguesa.
Com José Soares no saxofone alto, Eduardo Cardinho no vibrafone e Gonçalo Neto na guitarra, alguns dos mais talentosos e criativos músicos de uma nova geração de músicos portugueses, Bica reafirma as suas qualidades enquanto bandleader e compositor, num álbum que é desde já considerado pela crítica especializada como um dos melhores álbuns de jazz editados em 2024.

carlos barretto a solo
Carlos Barretto apresenta-nos uma outra faceta da sua actividade musical, o solo, cuja génese aconteceu com “Solo Pictórico” - um conjunto de exposições de pintura/performances da sua autoria e edicão de um cd a solo - onde Barretto explora ao máximo as possibilidades tímbricas do instrumento quer no arco quer em pizzicato ou recorrendo a alguns efeitos electrónicos.

dzezva
Na origem do som de Džezva estão os arranjos meticulosamente elaborados pelo grupo. A interação e dinâmica entre o piano, a bateria e o contrabaixo, asseguram a essência folclórica dos Balcãs, ao mesmo tempo que se entrelaça com a improvisação e harmonias do jazz. O resultado é uma fusão emocionante, convidando o público a embarcar numa viagem musical única.

Maria Luiza Jobim
Maria Luiza Jobim apresenta pela primeira vez no BOTA o show em formato intimista do novo disco "Azul". Versões de canções que fizeram parte da sua infância e embalaram a sua juventude também farão parte do repertório do show.
Para encontrar eventos anteriores a 23 de Junho de 2024 consulte as nossas redes sociais