Tertúlia das Cantigas

Resgatam-se cantigas que nos remetem a tempos passados e lugares distantes, mas que no fundo nunca se desatualizaram nem deixaram de contar o dia-a-dia das cidades. Propõem-se uma viagem polifónica para entrar em contacto com a voz e os ritmos que trazemos connosco.
Em cada tertúlia será trazido um novo arranjo para vozes e adufes de uma cantiga tradicional portuguesa.

Quem pode participar? Esta tertúlia é para quem tem vontade de cantar e de conhecer ou aprofundar conhecimentos sobre o adufe.

É preciso saber cantar? Não.

É preciso saber tocar adufe? Não.

É preciso ter adufe? Não.

E... qual vai ser a cantiga? Isso é surpresa!

O projeto “eu não sei cantar” nasceu como reação ao estigma que existe sobre quem tem “boa voz” e quem não a tem; sobre quem sabe cantar mas “eu não sei”. Este projeto é simultaneamente uma provocação e uma homenagem a todas as pessoas que se identificam com o “não saber cantar” e é sobretudo dedicado às mulheres, às suas origens e às suas estórias. O projeto é composto por duas cantadeiras que encontram a sua voz nas raízes tradicionais e na música cantada em Português. E tem como objetivo dar a oportunidade e o espaço ao canto e à expressão através da voz, tendo como base que toda a gente sabe cantar e quem canta, seus males espanta. Aberto a todos e a todas, de qualquer idade.