
Programação

INCL/NAR
Concerto-Performance INCL/NAR
Resultado da Residência, é a estreia do trio, em formato de improvisação.
Dança e violoncelo
Com Mariana Lemos (dança) e as violoncelistas Joana Guerra e Helena Espvall.
INCL/NAR é um gesto suspenso no tempo, uma deriva onde os corpos se inclinam para escutar e serem escutados. Um desvio da verticalidade, um ceder ao chão, onde a gravidade se torna impulso e o movimento se escreve no instante. Neste dueto de improvisação performativa, dança e violoncelo encontram-se num território de ressonâncias, onde o som se faz corpo e o corpo se faz som.
Uma produção afárá realizações artísticas, com apoio do c.e.m - centro em movimento.

Carlos Bica
Carlos Bica é um dos nomes do jazz nacional com maior projecção além-fronteiras, tendo-se tornado uma referência no panorama do Jazz europeu.
A atravessar um forte momento na sua longa carreira, o contrabaixista e compositor português Carlos Bica lançou em 2024 o álbum 11:11 com uma nova formação, desta vez totalmente portuguesa. Com José Soares no saxofone alto, Eduardo Cardinho no vibrafone e Gonçalo Neto na guitarra, alguns dos mais talentosos e criativos músicos de uma nova geração de músicos portugueses, Bica reafirma as suas qualidades enquanto bandleader e compositor, num álbum que foi considerado pela crítica especializada como “Melhor Álbum de Jazz Português 2024”.
Carlos Bica explica o título do álbum: „Há uns anos aconteceu olhar para o relógio e repetidamente serem 11:11, de manhã ou de noite. Comentei isso com os colegas, e o vírus tratou do resto, estava sempre a receber mensagens deles com 11:11 ou outros números especiais.
A enorme curiosidade levou-me então a perguntar ao Dr. Google se 11:11 teria algum significado especial. Encontrei imensas respostas para a minha pergunta, entre outras que quando nos surge o número 11:11 a ligação entre o nosso eu mais profundo e o universo é muito estreita, o que nos dá o poder de influenciar o nosso destino com pensamentos positivos e os nossos desejos mais profundos. A ideia agrada-me.“

Luís Vicente - Marina Dzukljev - Vasco Trilla
3 amigos, que abraçam a liberdade e a criatividade como forma de viver, partilhando a mesma visão e conceito, mergulhando juntos no mundo sonoro com a mesma proposta, em busca de algo intocável presente no caminho da vida sem saber se algum dia será encontrado.
3 friends, who embrace freedom and creativity as a way of living, sharing the same vision and concept, diving together into the world of sound with the same proposal, in search of something untouchable present on the path of life without knowing if it will ever be achieved be found. Luís Vicente (trompete), Marina Dzukljev (piano), Vasco Trilla (bateria).
https://luis-vicente.pt/about/
https://marinadzukljev.com/
Vasco Trilla is one of the most active, versatile and creative drummers of the Barcelona scene. He has recorded more than100 albums ranging from free improvisation, jazz rock to progressive rock metal and ambient music.
He has toured internationally including Brasil, China, Indonesia,Russia, Norway, Poland Portugal,Germany. Etc. The key attributes of his success seem to consist of three factors: imagination, cross-genre experience in performing music and the constant search for expanding the limits of the instrument. In recent years he has become one of the most solid andin-demand voices of the European free improvised scene.

puma
P U M A - Concerto de lançamento do EP Ground Zero of the Hunt Free-Jazz /Jazz Contemporâneo Bruno Parrinha (saxofone tenor) (masculino) (ele/dele) ; Bruno Pedroso (bateria) (masculino) (ele/dele) ; João Madeira (contrabaixo) (masculino) (ele/dele)
P U M A lança o seu 1º EP "Ground Zero of the Hunt".

Abdul Moimême|Alvaro Rosso|Carlos Santos
Alvaro Rosso - Contrabaixo | Carlos Santos - Eletrónica | Abdul Moimême - Guitarra Elétrica

Move
O trio MOVE arranca 2025 com a mesma urgência de acção tão bem posta no novo álbum, intitulado FREE BAILE Live in Shenzhen, editado em junho de 2024 pela Clean Feed Records, com apresentações na Fundação Calouste Gulbenkian e Music Box. "A urgência de uma mudança não apenas inevitável, mas ardentemente pretendida": este é o mote para as distinções de Grupo do Ano, na Festa do Jazz 2024, e de 10 Melhores Álbuns do Ano, pela Jazz.PT, num concerto na B.O.T.A Anjos, em Lisboa, no dia 15 de fevereiro.

ely Janoville c/ Gu Juventino e Iris Bramberge
Para essa experiência sonora teremos Ely Janoville no sintetizador modular tocando e interagindo (com Gu Juventino no Clarone e Iris Bramberger na rabeca) em cima de uma série de 4 improvisações musicais sobre o nome B.O.T.A (Síb, Sol, Sí, Lá).


fala mariam3
Este trio, sob direcção de Fala Mariam, pratica uma música instrumental do jazz, de cariz ritualista, em ascendida fusão triangular.

Lantana
Lantana é um sexteto de música experimental/improvisada que, segundo o jornalista e crítico Rui Eduardo Paes, "diverge de quase tudo o mais que encontramos no circuito português da música livremente improvisada...tudo nelas diverge de normas, estereótipos e hábitos" (in Rimas e Batidas).
Trata-se do primeiro grupo feminino deste tipo de música formado no nosso país.
Fazem parte: Helena Espvall e Joana Guerra no violoncelo, Maria do Mar no violino, Carla Santana na electrónica, Maria Radich na voz e Anna Piosik no trompete/voz. Lançou o disco "Elemental" em 2022, editado pela Cipsela Records. É um álbum habitado por mil criaturas sonoras, por muitas mãos de fantasmas, micro poeiras, (in) evocações, sussurros e respirações que nos guiam para bosques e para a natureza na sua forma sombria e incandescente.

orchestra elastique
Orchestra Elastique (OE) é uma banda internacional de músicos e artistas que nas suas performances juntam as linguagens sonoras do minimalismo, psicadelismo, drone, ambient, krautrock e música improvisada. A banda foi prolífica na cena Londrina de música experimental, dando concertos em contextos diversos e regularmente convidada para criar bandas sonoras ao vivo para filmes, em festivais, cinemas e galerias. Na sua última passagem pela B.O.T.A., há dois anos atrás, efectuaram música original ao vivo para o clássico Nosferatu, de Murnau. Desta vez apresentam-nos um concerto de música improvisada com toda a elasticidade.
Para encontrar eventos anteriores a 23 de Junho de 2024 consulte as nossas redes sociais