Programação
Ciclo de Cinema e Ecopsicanálise
Este projeto cinematográfico trata de uma jornada pessoal e coletiva em direção à totalidade... para recuperar, valorizar e viver o aspecto feminino de nós mesmos.
Este ciclo é uma iniciativa do Centro de Criação Psicanalítica da APPSI, organizada em parceria com a B.O.T.A e em colaboração com a IARPP Portugal - The International Association for Relational Psychoanalysis and Psycotherapy.
Ciclo de Cinema e Ecopsicanálise
Os documentários de mudança social têm a capacidade de aumentar a consciência sobre temas, de criar uma abordagem crítica sobre as perspectivas e visões que herdámos, carregamos e transmitimos e podem levar a mudanças dramáticas nas nossas acções.
No ciclo Transformações da Existência, centrado na EcoPsicanálise, visionamos e debatemos em conjunto relevantes documentários sobre a subjectivação, a inter-subjectividade e individuação, a natureza, a sociedade e a cultura nos nossos tempos. Pensando e sentindo juntos, mudamos.
Elodie Bouny & Iara Ferreira
Um trabalho ousado e de sonoridade singular, com canções fundadas tanto na tradição popular quanto na erudita, poética e coloquial, e que num laço entre as carreiras e vidas das duas compositoras, aproximam as tradições musicais latino-americanas e europeias.
O show propõe ao público uma viagem por gêneros pouco difundidos atualmente como a barcarola, o bolero, aires de cueca argentina, influências andinas e valsa rancheira brasileira – com canções que contam, nas letras em português e espanhol, histórias de afeto, luta, encantamento e desejo de um futuro mais gentil e igualitário para a humanidade, pelo olhar destas duas mulheres.
Larissa Lisboa
Larissa Lisboa é cantora, compositora, multi-instrumentista e produtora musical independente atuante no mercado musical de Recife - PE. Começou a carreira profissional em 2015, lançou três canções autorais de forma independente intitulados "não sou eu", um xote com influências pops e "é amor que eu tenho e nada mais" em 2019, "eu choro, não nego" com participação do pianista virtuoso
Amaro Freitas, em 2020 e, em 2023, o frevo "todo ano eu te espero" com participação da Orquestra Malassombro. A cantora lançará seu disco de com influências do frevo e do forró em 2024 com canções autorais e interpretações de Accioly Neto, Martins e Anastácia.
João Pires / Francesco Valente / Juninho Ibituruna
O trio propõe ao público embarcar numa viagem sonora por melodias e ritmos populares ibéricos, da diáspora africana e afro-brasileira. Viola, Baixo e Percussões deambulam nos ritmos contagiantes da Chula , Morna & Coladera , Semba e Funaná, frevo e afro sambas.
Geógrafo de uma cartografia musical muito própria, João Pires propõe-nos uma viagem pela música popular portuguesa, africana e afro-brasileira através da sua guitarra.
Participação especial: Joana Amendoeira
Poesia na Bota
Poesia na Bota é um espaço para os que querem ler e ouvir poemas, sem tema nem guião. Todas as segundas, José Anjos aqui estará para vos receber com vários autores, portugueses e estrangeiros, alguns sem dúvida extraterrestres.
Tragam poemas ou peçam emprestado ao José.
E há cerveja e vinho num dos sítios mais dedicados e acolhedores desta Lisboa: a BOTA.
Roda de santo
No dia 6 de outubro iremos celebrar São Cosme e Damião no Bota, Largo Santa Bárbara, 3D Lisbon, Portugal. No Brasil, em dia de Cosme e Damião, temos a tradição de distribuir pelas ruas, saquinhos de doces para as crianças. Essa é uma tradição fruto do sincretismo religioso e seguida principalmente pelos adeptos das religiões afro brasileiras. No dia 6 de outubro a Roda de Santo irá festejar não somente os santos católicos mas Doum, Irês e Ibejês com muito tambor e muita cantiga. Será por tanto um concerto de muita alegria e a promessa também dos tradicionais saquinhos de doces para quem for prestigiar a roda.Além das cantigas de Umbanda, no repertório cantaremos nossa safra de músicas autorais, inclusive uma cantiga feita especialmente para essa data, “Caboclinhos. Música inédita e gravada para nosso primeiro álbum que está sendo produzido.Convidamos as famílias e suas crianças a cantarem com a gente nesse fim de tarde de Domingo.
Michel Tasky
O cantor, compositor e músico belga naturalizado brasileiro, Michel Tasky, vai fazer o show de lançamento do seu novo CD 100% autoral “Alma Apressada” na B.O.T.A no dia 05 de outubro às 21h.
Michel Tasky mora agora em Portugal e morou quase 30 anos no Rio de Janeiro, onde bebeu da fonte do melhor da MPB, Choro e do Samba.
Alma Apressada é também o nome do show onde Michel apresenta o CD do mesmo nome, além de algumas outras composições (sendo algumas em francês). Os arranjos são de Itamar Assiere e alguns da Elodie Bouny. O show conta com algumas músicas em francês, lingua materna do Michel.
No B.O.T.A. Michel será acompanhado de Ariel Rodriguez no piano, Franco Dellamore no violão, Beatriz Stutz no Clarinete e Clarone e de Felipe Bastos na bateria/percussão.
OFICINA Unloop Lab, com sara montalvão
Workshop de dança e composição coreográfica desde o arquivo pessoal biográfico. Propõe a exploração do imaginário próprio e coletivo criando personagens físicos que estruturam as pautas de improvisação e de composição para dança , aliado a uma componente de construção visual e plástica. Processo dramatúrgico e de teatro físico aplicado à dança em cumplicidade com as artes plásticas e visuais.
Dinamizado por Sara Montalvão
memórias do 25 de abril
Pré-estreia do documentário MEMÓRIAS DO 25 DE ABRIL, 50 ANOS DA REVOLUÇÃO DOS CRAVOS.
50 anos depois, Capitães de Abril, militantes e actores sociais da época, historiadores, académicos, jornalistas e pesquisadores fazem parte do elenco deste documentário que pretende refrescar a memória das lutas populares em tempos de nova ascensão das direitas no mundo.
o clima: a ambiguidade do cérebro
CICLO DE CINEMA DOCUMENTÁRIO
Transformações da Existência
Os documentários de mudança social têm a capacidade de aumentar a consciência sobre temas, de criar uma abordagem crítica sobre as perspectivas e visões que herdámos, carregamos e transmitimos e podem levar a mudanças dramáticas nas nossas acções.
No ciclo Transformações da Existência, centrado na Eco-Psicologia e Eco-Psicanálise, pretendemos seleccionar, visionar e debater em conjunto cinco relevantes documentários sobre a subjectivação, a inter-subjectividade e individuação, a natureza, a sociedade e a cultura nos nossos tempos. Pensando e sentindo juntos, mudamos.
Documentário 'Travessia'
Documentário que acompanha o processo do músico CAIO. Uma passagem simbólica entre dois territórios mentais da sua vida, durante um processo de evolução enquanto músico e homem-comum. Desde a alteração da estrutura da banda à exploração de novas estéticas musicais, seremos testemunhas da viagem que contextualiza o período de concepção do seu novo disco, de mesmo nome que este documentário.
Para encontrar eventos anteriores a 23 de Junho de 2024 consulte as nossas redes sociais