duo andalous
lala tamar & ofer ronen
A voz da grande cantora marroquina-israelita Lala Tamar, acompanhada pela viola árabe e pelas cordas de alaúde do músico Ofer Ronen estão de volta à BOTA para um concerto ao mesmo tempo poderoso e intimista. Lala Tamar é uma grande cantora, conhecida no mundo da world music, passou pelos principais palcos e festivais da Europa, Marrocos e Israel ligando as raízes de Haketia (Safardí marroquino), Gnawa e música andaluza, ao som moderno e contemporâneo do pop. Este trabalho deu-lhe um grande reconhecimento no norte da África e em Israel. Recentemente esteve em residência em Essaouira, Marrocos, aprendendo a música Gnawa do mestre Mualem Saddik. Ofer Ronen investiga as ligações entre a música do Mediterrâneo e o flamenco e durante anos viajou entre Jerusalém e a Andaluzia para criar o seu próprio som. Já se apresentou na Europa, Israel, Marrocos e Canadá com vários projectos e com a sua banda Hamsa Hamsa. Lala e Ofer tocam juntos há 7 anos e, embora em muitos desses anos vivam em países diferentes, o seu diálogo musical, artístico e soul continua a evoluir e assume novas formas cada vez mais definidas.
marz +
afonso e malena
Marz foram convidados pela BOTA a serem os primeiros artistas residentes da WMW e a desenvolver um espectáculo único para o Festival. Nesse contexto Marz convidam Afonso e Malena para construir juntos a sua proposta.
marz
Algures entre folk, pop e jazz está um lugar chamado MarZ - o universo musical do cantor, guitarrista e compositor checo Markéta Zdeňková. As suas canções órbitas ólemos que vão desde confessionais a alegres, cerebrais a xamânicas. Escreve principalmente em checo e tem um verdadeiro talento para belas melodias que se mantêm fiéis à cadência da sua língua nativa. Isto permitiu-lhe encontrar um público crescente que atravessa estilos e gerações. Ao lado de Markéta, no centro de MarZ, está o cofundador Štěpán Janoušek (rombone/vocagem de apoio/percussão/arranjos), um virtuoso de destaque na nova onda de jovens instrumentalistas de jazz de Praga por si só. O seu brilho de assinatura surge nos arranjos deslumbrantes da banda. O seu primeiro álbum, "Na rozcestí" (Amplión Records, 2017) foi uma bela introdução à exclusão da paisagem sonora de MarZ. Em 2018, a dupla expandiu-se para um quinteto, embora continuem a atuar também como duo regularmente. Em março de 2020, lançaram as suas álbum homónimo na Tranzistor Records.
afonso y malena
Afonso Albuquerque (Portugal) e Malena Rampi (Argentina) cruzam-se em Buenos Aires. Com uma bagagem de tangos, fados e outros folclores que atravessam o Atlântico, este duo apresenta composições e arranjos originais, com foco na palavra e no tecido de duas guitarras e vozes.
Entrada: 15 BOTAS