Voltar para todos os eventos

CURSO ELEMENTAR DE PERCUSSÃO TRADICIONAL PORTUGUESA @ wmw

  • BOTA Largo de Santa Barbara, 3D Lisboa Portugal (mapa)

horário

10h00-13h00, 14h30-17h00

Oficina elementar de percussão tradicional portuguesa. Com 20 anos de experiência musical no ramo, Tiago Manuel Soares propõe uma formação elementar para adufe e trancanholas - instrumentos que se tem especializado nos últimos anos.

ADUFE

Iniciaremos esta formação com trabalho técnico e musical de um dos bimembrafones portugueses: o adufe. Trabalhar-se-á a pega do instrumento (ponto de equilíbrio entre mãos), os três golpes básicos e o melhor mecanismo para os executar. Numa segunda fase, aplica-se a componente técnica acima descrita, em arranjos, compostos pelo formador, para repertório tradicional da Beira Baixa.

TRANCANHOLAS

A segunda parte da formação aborda um dos idiofones presentes na cultura popular em Portugal e em várias partes do mundo: as trancanholas.

Pretende-se o desenvolvimento técnico, elementar, para ambas as mãos, a trabalhar de forma independente.

Aplicar-se-á o material estudado numa peça musical composta pelo formador.

No final, pretende-se que os formandos adquiram um conhecimento base sobre o contexto dos instrumentos e as suas potencialidades musicais, tanto no universo tradicional como no contemporâneo.

LINKS

OSF com Tiago Manuel Soares no adufe | "Fandango" D.Scarlatti

Improvisação para trancanholas | "Midsummer's Night" Dervish

Improvisação para adufe, trancanholas e caxixi por Tiago Manuel Soares

Composição sobre o ritmo de charro para vários instrumentos de percussão tradicional

www.tiagomanuelsoares.com

TIAGO MANUEL SOARES

Nascido em 1989, no Porto. Concluiu o curso de interpretação pela Academia Contemporânea do Espectáculo em 2007.

Como músico, iniciou a sua formação em percussão tradicional galega com Maria Xosé Lopez e, ao longo dos anos, foi realizando masterclasses com nomes distintos do panorama internacional, destacando os percussionistas Trilok Gurtu, Zohar Fresco, Farzad Andalibi, Mark Braafhart, Filippo Lattanzi e Pandit Kishore Banerjee. Em 2019, termina a licenciatura de percussão clássica, pela Universidade do Minho, com Nuno Aroso. Atualmente, encontra-se a ter formação de frame drum, com Yshai Afterman - apoio da fundação GDA.

Como formador, lecionou em diversos locais nacionais e internacionais, destacando:

* 1º curso oficial, em Portugal, de percussão tradicional portuguesa, na A.A. Chaves.

* Escola Limina - projeto de Nuno Aroso.

* Oficina de percussão na Sibelius Academy - Finlândia.

* Atualmente leciona percussão na escola Cardo-Amarelo, no Porto.

Como percussionista e intérprete, conta com 28 álbuns editados, em 20 anos de carreira. Participou, gravou e pisou o palco com inúmeros artistas e projetos, dos quais destaca Mário Lúcio, Teresa Salgueiro, Nancy Vieira, Lura, António Chainho, Gisela João, Marta P. da Costa, José Valente, José Peixoto, Fred, Retimbrar, Manuel Maio, Manuel Cruz, Luís Figueiredo, Quiné Teles, Segue-me à Capela, Maria Monda, Cristina Clara, Pé na Terra, Sopa de Pedra, Uxia, Orquestra Sem Fronteiras, Toque de Caixa, Senza, Rui Ferreira, Sofia Portugal, Bando de Surunyo e Projeto Cardo.

Como solista, estreou, em recital, obras dos compositores Fernando Lapa, Ângela da Ponte, Filipe Fernandes e Luís Figueiredo, explorando o universo da música tradicional portuguesa, numa vertente erudita, mesclando instrumentos populares e contemporâneos.

Como autor, editou um livro, juntamente com Napoleão Ribeiro (apoiado pela DGARTES - Ministério da Cultura), sobre a cultura musical dos Zés Pereiras entre Douro e Minho.

Realizou centenas de concertos em Portugal (continente e arquipélagos) e atuou em diversos países por todo o mundo:

Itália, França, Alemanha, Bélgica, Sérvia, Croácia, Luxemburgo, Polónia, Eslovénia, Espanha, África do Sul, Namíbia, Zimbabué, Ilha Reunião, Cabo-Verde, Marrocos ,China, Dubai, Índia, Timor Leste e Brasil.

Em 2023, fez a direção musical do espetáculo de Teatro "Lear", encenado por Bruno Martins. Uma co-produção Teatro do Bolhão, Teatro Didascália e Teatro Dona Maria II.

As vagas estão neste momento esgotadas. Abrimos ainda assim uma lista de espera caso surja alguma vaga ou para uma nova edição da Oficina

Lista de espera

Anterior
Anterior
19 de outubro

bicho carpinteiro @ wmw

Próximo
Próximo
20 de outubro

fred martins | sana cissokho @ wmw