Ouvir (e) falar de Blues na BOTA
OKOK
Os OkOk são uma banda formada por jovens músicos, que surgiu em 2023, como o resultado de um workshop temático realizado durante uma residência na B.O.T.A. Ao longo destes quase 2 anos de trabalho, a banda tem vindo a crescer, não só no número de músicos, mas também na qualidade e variedade de repertório, e estilos musicais. Nesta ocasião, a propósito do evento Arroios Blues Week, os OkOk vão interpretar temas orientados para o Blues, tendo como inspiração artistas consagrados como Ray Charles, Aretha Franklin, Muddy Waters, Sonny Boy Williamson, Etta James, Stevie Wonder, e Eric Clapton, apresentando a sua versão de temas clássicos deste estilo de música.
devil of a woman
Devil of a Woman é uma banda portuense de blues rock formada em 2023. Com uma sonoridade poderosa e carregada de atitude, a banda destaca-se pela sua abordagem única ao empoderamento feminino, que transparece tanto nas letras quanto nas performances enérgicas. O grupo lançou o seu single de estreia, "No Name of My Own", que rapidamente conquistou a atenção dos fãs do género pela sua crueza emocional e riffs intensos. Logo em seguida, lançaram o EP "Loudly".
the mirandas
Original de Faro, “The Mirandas” é uma banda que surgiu no ano de 2013, impulsionada pelo seu amor ao blues e rock das décadas de 50, 60 e 70. Foi durante as conversas sobre um copo de vinho que três dos membros: Inês Miranda, Ivo Ferreira e Luís Caracinha, decidiram usar os seus instrumentos para expressar e exorcizar frustrações, tristezas e melancolias.
hearts & Bones
Hearts and Bones são Petra Pais e Luís Ferreira, fundadores de uma das mais reconhecidas bandas de blues nacionais, a Nobody´s Bizness, juntos em dueto e em visita ao blues e à folk norte americana. Voz, guitarra e décadas de histórias em canção é o que trazem ao público com a paixão que os tem movido sempre a prestar homenagem aos seus heróis, assim como os seus próprios temas, escritos ao longo de mais de uma década de parceria, no palco e fora dele. De Robert Johnson a Patsy Cline, de Paul Simon a Neil Young, Hearts and Bones partilham o amor à música num formato intimista e cru, em que vagueiam tanto os fantasmas do Mississipi como os do Tejo que os viu crescer.
Midnight club blues band
Os Midnight Club Blues Band, são uma banda de blues, rock e soul. contam já com dois álbuns de que se destaca o segundo álbum “BLUESMAN” lançado em 2023. Os “Midnight Club Blues Band”, são uma banda composta atualmente por 5 músicos. João Guerra é o dono da voz quente deste projeto e um dos autores das letras que canta. As guitarras são tocadas pelas mãos do Paulo Moura, compositor, autor e fundador do Projeto. A secção rítmica está a cargo do luís Ligeiro que alia a execução da bateria com a direção musical. As cordas do baixo estão a cargo do Mário Catalão, músico com uma experiência enorme neste estilo musical. As notas do piano são tocadas pelo virtuoso Samuel Lopes.
Mabelle blues band
A Mabelle Blues Band nasceu no final de 2021. É uma união do talento musical do guitarrista Vasco Finuras, e da cantora Elsa Frias. Com uma sonoridade única, a banda estreou-se com o álbum “This is”, em 2023, disponível em todas as plataformas digitais.
Vasco Finuras, conhecido pelos seus dotes de guitarrista e compositor, também assina a produção musical do projeto. Elsa Frias, finalista do The Voice 2018, encanta o público com a sua voz poderosa e expressiva. Esta dupla dá vida à Mabelle Blues Band. Criam temas no formato blues, mas ao mesmo tempo produzem canções.
Recentemente, ganhou o concurso português de Blues, e deste modo, irá representar Portugal no próximo European Blues Challenge, a acontecer na Croácia, em Abril de 2025.
Com a participação de Beth Olegário e Andreia Galvão e a moderação de Nuno Ramos de Almeida procuramos, nesta conversa gentilmente acolhida pelo Goethe Institut, encontrar um paralelismo na música popular contemporânea com o Blues enquanto contexto de resistência, afirmação de valores e tomada de consciência dos direitos civís e sociais no século XX.