Este LAB apresenta a cultura brasileira pelos seus diferentes ritmos, gêneros e “sotaques” musicais. As origens da percussão brasileira são analisadas a partir das manifestações culturais e formação cultural do povo brasileiro.
Os instrumentos musicais e os ritmos são apresentados por meio de técnicas de aprendizado, incluindo seus sotaques derivados.
Os métodos usados no neste incrível caminho percussivo incluem uma série de exercícios corporais, aquecimento e internalização do pulso e do ritmo por meio do uso das mãos, dos pés e da voz.
O método criado por Marcelo Amaro é baseado em sua prática e experiência com metodologias como “O Passo” de Lucas Ciavatta, “Le Rythme Passo”, de Lucas Ciavatta, “Le Rythme, La Musique et L’Education”, de Emile Jacques Dalcroze.
* Cada participante deve trazer seu próprio instrumento
Os instrumentos musicais e os ritmos são apresentados por meio de técnicas de aprendizado, incluindo seus sotaques derivados.
Público-alvo: Professores, educadores sociais e artísticos,etc. Estudantes, músicos e o público em geral.
Instrumentos: Corpo humano, pandeiro, repique, surdo, cuíca, atabaque, xequerê, agogô, apito, frigideira, anel, tantã, alfaia, zabumba, reco-reco.
Objetivos:
1- Divulgar e promover a cultura brasileira através da apresentação de diferentes ritmos, gêneros e "sotaques" musicais.
2- Reconhecer as manifestações culturais como parte integrante e fundamental da formação cultural do povo brasileiro, analisando as origens da percussão brasileira.
3- Contextualizar os instrumentos de percussão brasileiros, partindo do samba como célula-mãe desse processo criativo nesses "Caminhos Percussivos".
https://www.marceloamaro.com.br/
https://www.instagram.com/marceloamaro_/