Voltar para todos os eventos

Estela Manfrinato | oficina

  • BOTA Largo de Santa Barbara, 3D Lisboa Portugal (mapa)

História e linguagem da Voz na Musica Popular do Brasil

Destinado a cantores, estudantes de música e apreciadores da música brasileira, o curso se propõe a refletir sobre o canto popular brasileiro em seu contexto cultural e social, traçando um panorama histórico desde os povos originários até a música contemporânea por meio de análises de gravações de áudio e videos.

Unindo teoria e prática, o curso abordará as origens de conceitos como articulação vocal, linguagem, divisão rítmica, ressonâncias, ornamentos e interpretação na música popular brasileira.


A Professora:

Estela Manfrinato é cantora e pesquisadora da voz e cultura brasileiras. Formada em MPB e Jazz no Conservatório de Tatuí, é professora de Técnica Vocal na EPM do Rio de Janeiro, onde também foi aluna de Amélia Rabello e participou dos shows comemorativos de 70 anos do compositor Paulo César Pinheiro e dos 50 anos do disco "Lapinha". Já cantou com diversos nomes da música brasileira como Paulo César Pinheiro, Mauricio Carrilho, Itacyr Bocato, Marcus Thadeu, Marcos Moraes, Zeca Collares, Cristina Buarque e Luciana Rabello. Em 2018 ministrou aulas de canto ao lado de Amélia Rabello no "Primeiro Festival de Verão da Casa do Choro" e em 2023 ministrou o curso "120 anos de Fonografia" no "Primeiro Festival de Verão da Casa do Choro". É autora do curso sobre os "A voz brasileira em 120 anos de fonografia". Seus trabalhos artísticos dialogam com essas vivências e singularidades, com influência da Música Caipira, Culturas Tradicionais, Choro, Samba, Jazz e Baião. Entre 2021 e 2022, lançou seus dois primeiros singles: "Madame Margot" e "Mazzaropi", conectando música, fotografia e performance. Em 2023, lançou a música "Lendas Brasileiras" e o EP com músicas de Noel Rosa, e seu primeiro disco "Minha voz é um vento".


Inscrição: 25 BOTAS

Anterior
Anterior
28 de junho

Duo Marissol Mwaba & François Muleka

Próximo
Próximo
29 de junho

Gabriel Falcão